segunda-feira, 19 de setembro de 2011

o maná do/da Conselheiro/a Espiritual

No comecinho da minha vida de casada eu decidi preparar uma receita especial da minha avó paterna.
Pois bem, lá fui eu, cozinheira com pouquíssima experiência. Preparei a massa e a coloquei dentro do forno apagado para que crescesse até o ponto de assar. O que aconteceu??? A massa cresceu muito mais do que eu esperava, e eu coloquei-a num recipiente que não era o suficiente grande para a expansão do volume....! A massa se derramou, caiu pelo forno.....uma "meleca"...! Tive bastante trabalho para limpar - mas ao final, a Pagnoca ficou deliciosa.....a comemos acompanhada de café.....! hummmm....
Me lembrei desse episódio hoje, quando conversava com minha filha caçula sobre o que acontece quando a gente fica guardando uma coisa, refletindo só para si sobre algum tema que seja muito importante e delicado para nós.....ficamos pensando, e remoendo, e repensando, e "matutando'.....e o resultado é que a coisa vai crescendo, crescendo, se complicando, aumentando de tamanho e de complexidade, e a gente não consegue tirar aquilo da cabeça....! O assunto vai ficando meio sem saída, sem horizonte, de tão grande que fica......Como a minha massa dentro do forno, em recipiente muito pequeno.....! E a "meleca" que resulta é grande também....! 
Proponho hoje que você não deixe que isso aconteça com você. Partilhe o que te pesa ao coração e fervilha na cabeça, abra-se, baixe a guarda e busque ajuda, "pense alto" com alguém de confiança!
Mas isso com muito critério e cuidado....! Não com qualquer pessoa, pois nem todos poderão realmente te ajudar a ponderar e refletir sobre o assunto sob o ponto de vista do Evangelho, de modo que a ajuda possa ser real, efetiva e para sempre......!
Busque um/uma Conselheiro/a Espiritual!
Sao Francisco de Sales, em seu inspirado livro "Filotéia - Manual da Vida Devota" coloca muito bem a necessidade, os passos que devemos dar e os cuidados de devemos ter ao buscar um Conselheiro. Recomendo aqui esse livro que pode ser encontrado, entre outras opçoes, num site onde se consegue baixar grandes obras gratuitamente, em diversos idiomas. Há versão desse livro em espanhol, inglês e francês.
Faça a experiência, ore, peça ao Senhor para que te ajude a buscar aquele que Ele sabe que vai te orientar de verdade, que vai ser instrumento de Vida pra você!

Deixo aqui o link para o site onde você pode encontrar o livro grautitamente:

livro de Sao Francisco de Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário