sexta-feira, 21 de outubro de 2011

o maná do "passo"

Ontem eu estava voltando a pé do supermercado, com ambas as mãos cheias de sacolas pesadinhas. Tenho passado por essa situação algumas vezes nos últimos meses. Sempre me atrapalho para andar...ora com as sacolas batendo em minha perna, ora com os braços esgotados por querer evitar que as sacolas fiquem batendo a cada passo.....!
Mas ontem foi diferente.....eu coloquei as sacolas do lado esquerdo de modo que exatamente se encaixassem na minha perna, e fui andando com o braço direito solto, mesmo cheio de sacolas, pra frente e para trás, marcando o passo. Assim eu cheguei tranquilamente em casa, sem ter estragado nada do que trazia e sem dor nos braços. Apenas um detalhe importante: para que funcionasse eu tive que andar muito mais devagar do que estou acostumada....! Para que as sacolas andassem "no rítmo", e para que a que estava encaixada não ficasse batendo, eu andava quase como se estivesse levando uma criança apoiada sobre os meus pés....passo a passo, devagar...!
Isso ficou um pouco comprido, mas agora já cheguei no ponto que queria: 
Como eu vinha devagarzinho, pude vir meditando que muitas vezes fazemos assim com nossas vidas.....queremos andar em nosso rítmo, do nosso jeito, carregando mil e uma coisas, e quando chegamos "em casa" e está tudo quebrado ou bagunçado, nos irritamos....! Ou seja, às vezes temos a tendência de querer que as coisas aconteçam do jeito da gente, na hora que decidimos que é melhor, e quando fazemos assim, machucamos quem está a nossa volta,  nos impacientamos quando as coisas saem diferente do planejado, nos irritamos com quem não pensa como a gente....!
Segredinho: ande no rítmo das sacolas....! Acerte o passo, aceite caminhar diferente, não se preocupe com o tempo.....! Aceite o passo!!! Aceite o presente....! Carregue com amor as "sacolas" que te tocam nesse momento, e quando chegar a hora de deixá-las pra trás, sentirá a alegria de estar com tudo "intacto"...!

Ouça esse poema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário